terça-feira, 21 de maio de 2013

TICs


COMUNICAÇÃO: TECNOLOGIA E IDENTIDADE

Capítulo 6: As novas tecnologias da comunicação e da informação no panorama da inclusão social e digital


            Este trabalho tem o intuito de estudar a sociedade em rede: comunicação e a sociedade digital, com objetivo de identificar a internacionalização das atividades de pesquisa em Comunicação e Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
O Objetivo geral é o estudo da sociedade em rede no Brasil e Espanha, com ênfase na relação entre os meios de comunicação na contemporaneidade e a sociedade digital. As consequências advindas da informatização encontram-se paralelo em outros períodos de inovação tecnológica. Hoje com as chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação), somos tomados pela presença das redes de comunicação garantidas pela informatização da sociedade em todas as esferas.
A rapidez da troca de informação, em tempo real, a ruptura com antigas referencias de territorialidade, a crescente importância estratégica do conhecimento disponibilizado globalmente alteram hábitos, culturas, profissões e a própria ciência. A pesquisa realizada por este trabalho buscará contribuir com um recorte específico sobre tais assuntos.
O tema da pesquisa é a relação entre as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e as mudanças sociais advindas do seu crescimento. O problema da pesquisa é verificar de que maneira se da à apropriação das novas tecnologias de comunicação e da informação, disponibilizadas principalmente através da internet.

Síntese da bibliografia de referência

            Os diversos aspectos sociais decorrentes da expansão da internet foram analisados por Manuel Castells, André Parente, Frederic Jameson, Gonzalo Abril, Muniz Sodré, André Lemos e Lorenzo Vilches.


Objetivos

            O objetivo é realizar um estudo das relações da sociedade implantadas no âmbito das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Espanha e no Brasil, em especiais na comunidade autônoma da Catalunha e na região de Juiz de Fora, MG, Brasil.
            Na Espanha foi criada a partir de 1999 a Rede de Telecentros da Comunidade, atualmente com mais de 300 pontos de conexão nas 41 comarcas de catalãs com o objetivo de facilitar o acesso à internet à população catalã; evitar excluir grupos sociais da Sociedade da Informação; priorizar a instalação de telecentros em regiões empobrecidas com risco de marginalização.

Metodologia

            As características dos princípios metodológicos utilizados são a análise centrada no produto e na produção cultural; opera-se com modelos macroestruturais; define-se como ideológico o nível de estudos das ações; tem-se o nível interpretativo marcado pela busca de princípios determinantes do sentido da ação social (Lopes, 1190, p.48-49).
            Do ponto de vista do método, vêm sendo desenvolvidas pesquisas bibliográficas e realizadas entrevistas com usuários e gestores de telecentros sobre as políticas para as TICs na Catalunha e no Brasil, buscando-se observar, construir e selecionar dados a serem posteriormente interpretados. A perspectiva aqui é a as pesquisa qualitativa.
            A técnica a ser utilizada é a de pesquisa centrada, ou entrevista aberta, semidiretiva ou semidirigida.
            O primeiro corte da realidade ocorre quando se utiliza a técnica de entrevistas com roteiro, situação diferente de quando se dá abertura de respostas aos informantes.
            Para o cientista social, essa maneira “é a que permite a leitura mais rica do documento. Num outro caso, há um corte importante a ser efetuado logo no inicio, distinguindo o plano formal e o plano do significado.” (Queiroz, 1983, p.93-94)

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