terça-feira, 21 de maio de 2013

Semiótica

Semiótica é a ciência que estudo os signos e todos as linguagens e acontecimentos culturais como se forem fenômenos produtores de significados, neste sentido define a semiose.

Segundo Perez “Entende-se por semiótica o sentido dos signos, sou melhor dizendo, estudo da ação dos signos, ou semiose. Concebemos signo como tudo aquela que representa algo para alguém.”

“Charles Sanders Peirce, contemporâneo de William James na difusão do pragmatismo, preocupava-se com os aspectos lógicos da linguagem e idealizava igualmente, uma nova ciência dos signos que seria chamado semiótica.”

Todo signo se representam, segundo Peirce está ligado a três coisas: o objeto o fundamento, o interpretante. Em conseqüência disso a semiótica abre-se em três ramos: Gramática pura ensinando o emprego do representamen pela inteligência cientifica para que possa incorporar um significado; A lógica propriamente dita, que teria por finalidade esclarecer a inteligência cientifica sobre a verdade acerca de qualquer objetivo;
A retórica pura que ensina a inteligência a determinar as leis segundo as quais um signo (ou pensamento) dá surgimento a outro.

0 comentários:

Postar um comentário