quarta-feira, 22 de maio de 2013

a Arte em Roma


Caracteristica da arte em Roma

  • A arte em Roma assimilou da arte greco-helenística, a busca por expressar um ideal de beleza, e da arte etrusca, mais popular, a preocupação em expressar a realidade vivida.
  • Sua arquitetura é marcada pela construção com grandes arcos.

  • As casas eram construídas a partir de um triangulo básico.
  • A arte romana revela-nos um povo de grande espírito prático: por onde passou, estabeleceu colônias e construiu casas, templos, termas, aquedutos, mercados e edifícios governamentais.
  • A escultura e a pintura são carregadas de esquematização e simbolismo, típico de um período em que o artista aprende a representar o que sente, e não somente o que vê. Na escultura, os romanos eram muito diferentes dos gregos em alguns aspectos. Apesar de apreciarem a arte, eles não representavam o ideal de beleza, mas a cópia fiel das pessoas, buscando retratar traços particulares.

  • Os pintores romanos usaram, ao mesmo tempo que o realismo, a imaginação, dando origem à obras que ocupavam grandes espaços, enriquecendo mais a arquitetura. A maioria das pinturas originou-se da cidade de Pompéia e Herculano e foram soterradas pela erupção de um vulcão. Elas desencadearam a quatro estilos de pintura:

1.      Não era considerada uma pintura: as paredes eram pintadas com gesso, dando impressão de placas de mármore;

2.      Descobriu-se que a ilusão com gesso poderia ser substituída pela pintura: os artistas pintavam painéis, com pessoas, animais, objetos sugerindo profundidade;


3.      Valorização dos detalhes: no final do século I a. C., a realidade das representações foi trocada por detalhes;

4.      Volta da profundidade, dos espaços: a ilusão dos espaços foi combinada à delicadeza, dando origem ao quarto estilo.

·        As pinturas faziam parte da decoração interna dos edifícios e em painéis nas paredes das casas. Nos painéis podiam ser criados, por exemplo, a ilusão de janelas abertas, por onde se viam paisagens com animais, aves e pessoas.




0 comentários:

Postar um comentário