quarta-feira, 22 de maio de 2013

A arte Barroca



Introdução


O nome “barroco” deriva-se da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) e foi atribuído no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa pelo fato de que nessa época ser ainda vista como a fase de decadência do Renascimento. No início do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido. Nasceu em Roma, na Itália a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.

Características principais do Barroco

Apesar das diferentes interpretações, este estilo apresentou algumas características comuns, como:

·        A tendência para a representação realista;
·        A tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas;
·        A procura do movimento e do infinito;
·        Emocional sobre o racional: o seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
·        Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
·        Violentos contrastes de luz e sombra;
·        A amplitude, a contorção e a exagerada riqueza ornamental, ausência de espaços vazios e o gosto pela teatralidade;
·        Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.


A arte Barroca na península Itálica


            A arte barroca iniciou-se na península Itálica, mas logo se espalhou pelo restante da Europa e continente americano através dos colonizadores portugueses e espanhóis.
            As obras barrocas eram diferentes entre os artistas e as obras produzidas em cada região. Diferente da arte renascentista, na arte barroca a emoção predomina sobre o realismo. Uma nova visão foi influenciada pelo surgimento da Reforma Protestante, com consequências que ultrapassaram as questões da fé e provocaram também alterações em outros setores da cultura europeia. A arte era vista novamente como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Um exemplo é a famosa obra de Michelangelo, O juízo Final.
            Não só na pintura como também na arquitetura Michelangelo manifesta um novo estilo, como o da cúpula da basílica de São Pedro, no Vaticano. Após a morte de Michelangelo um de seus colaboradores prediletos introduziu algumas alterações na cúpula, tornando-a quase barroca.
            Na pintura barroca suas características são à disposição dos elementos na tela, quase sempre em diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, com tema de religiosidade, vida da nobreza e vida do povo simples. Entre os pintores barrocos da península Itálica, destacam-se Tinteretto, Caravaggio e Andrea Pozzo. Tintoretto traduzia nas pinturas a intensidade da luz e da cor, Caravaggio a beleza como não previlégio da aristocracia e Andrea Pozzo os tetos das igrejas que abrem-se para o céu.
            A escultura barroca levava o equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais. As formam expressavam movimento e recobrem-se de efeitos decorativos.
            A arquitetura realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas, a igreja católica queria proclamar o triunfo da fé. O estilo da construção deixavam de lado os valores de simplicidade e racionalidade e insistiram nos efeitos decorativos.
            Outro fato importante é que as cercanias imediatas da obra arquitetônica eram importantes para a beleza da construção, dai resultou a preocupação paisagista com os grandes jardins dos palácios, como em Versalhes, na França, e com a praça das igrejas, como a da basílica de São Pedro, no Vaticano.
          

A Arte Barroca fora da península Itálica

  
Aconteceu durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII e se expandiu da península Itálica para toda a Europa e foi ganhando uma proporção nacional em diferentes países como nos Países Baixos e da Espanha. Na arquitetura espanhola encontram-se os traços originais do Barroco, principalmente nas portadas decoradas em relevo. Já a pintura recebeu influencia mais direta do Barroco italiano, principalmente no uso expressivo de luz e sombra, conservando o estilo original, usando o realismo e o domínio da técnica de pintar. Nos Países Baixos, o Barroco tomou duas grandes direções, mas ainda mais na pintura. Na região que é a Bélgica hoje, tem como características linhas movimentadas e forte expressão emocional e seu representante da pintura na região foi o flamengo Rubens. Já na Holanda, a pintura desenvolveu uma tendência mais descritiva, cujos temas mais escolhidos foram às cenas da vida doméstica e social, trabalhadas com minucioso realismo. Entre os grandes nomes dessa arte temos Hals, Rembrandt e Vermeer. A pintura holandesa ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero de seu povo.


A arte Barroca no Brasil



A arte Barroca chega a meados do século XVIII ao Brasil tendo 100 anos de atraso em relação a Europa, trazida diretamente pelos portugueses entre eles Religiosos e leigos marinheiros. O período estendeu-se até as primeiras décadas do século XIX. O estilo Barroco que chegou ao Brasil é um misto da arte tanto Espanhola como portuguesa, francesa e até mesmo italiana, tal mistura foi se acentuando e multiplicando no Brasil ao decorrer do século com os filhos de mestres portugueses que nasceram no Brasil, entre eles mulatos e caboclos.       
            A arte Barroca ao chegar ao Brasil deu uma rejuvenescida em vários estilos artísticos considerados ultrapassados tal como o gótico alemão, e em comparação ao Barroco Europeu no Brasil a arte veio mais suave atingindo seu auge artístico em meados de 1970 com Aleijadinho e a variação do estilo Barroco o Rococó.  Durante o século XVIII a Igreja exerceu um grande papel na arte colonial Brasileira nas mais diversas ordens religiosas (Carmelitas, beneditinhos e franciscanas) desde suas instalações foi possível enxergar uma arquitetura sóbria e na maioria das vezes monumental, com fachadas de grande simplicidade ornamental bem diferente do estilo maneirista utilizado na Europa.
Porém a primeira manifestação real dos traços artísticos barrocos, fora bem misturado estilo gótico e românico, sendo fundamentada principalmente na arte missionária dos Sete Povos das Missões encontrada na região da Bacia do Prata. Por aquela determinada área se desenvolveu, pelo o período de um século e meio, sendo considerado um processo de síntese artística aprendida pelos índios guaranis tendo como sua base os modelos artísticos da Europa ensinados pelos padres missionários. Infelizmente as construções desses povos foram quase que totalmente destruídas. As únicas ruínas que sobreviveram à destruição foram as da missão de São Miguel, no Estado do Rio Grande do Sul.
Contudo a arte barroca no Brasil é realmente encontrada na suavidade do estilo rococó desenvolvido principalmente em Minas Gerais (a partir de 1760) e é onde o estilo encontra sua expressão mais original. Sob os olhos da extrema religiosidade popular mineira e sob o patrocínio das associações laicas o estilo encontra seu espírito contido e elegante, o que gera templos dinâmicos com sua arquitetura harmônica em planos circulares. A partir deste momento as as construções monumentais são trocadas por templos intimistas com dimensões singelas e de decoração elegante  mais condizentes à espiritualidade do povo da região.

Bibliografia



Proença, Graça - História da Arte – Ed. Ática, 1ª edição, 2012.

Arte Barroca - Acesso dia 15/04/2013 hora: 20h30
http://arte-barroca.info/mos/view/Movimento_Barroco/

Colégio Expovest - Acesso dia 15/04/2013 hora: 20h30
http://www.colegioexpovest.com.br/material-de-estudo-arquivo/375-2o-ano-.html
www.scipioneatica.com.br/pnld2012/apoio/lp/slides/Barroco.ppt

Itau Cultural - Acesso dia 15/04/2013 hora: 20h12

Nota Positiva - Acesso dia 15/04/2013 hora: 20h30




0 comentários:

Postar um comentário