quarta-feira, 22 de maio de 2013

Linha do tempo 1987, 1988, 1989 e 1991



O Mundo passa por mudanças a todo momento, sem que percebamos. Um simples piscar de olhos esconde coisas incapazes de serem percebidas. Muitas vezes não percebemos por pura falta de atenção, ou falta de interesse. Você já parou para pensar o que acontecia no ano em que nasceu? Já analisou se algum desses acontecimentos mudaram ou influenciaram sua vida? Pensando nisso o grupo B2F vez um breve histórioco de acontecimentos o ano de nascimento do seus integrantes. Ainda nesse mesmo raciocínio, para nós, estudantes de Publicidade,  o que mudou do seu nascimento até o dia de hoje, o que e como as novas tecnologias influenciam na publicidade.

1987

No Mundo

 Primeira copa do mundo de Rúgbi.

A Seleção Brasileira de Basquete conquista uma medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos. 

Uma fonte de radiação, chamada de Césio-137, contamina e mata vários moradores de Goiânia, no estado de Goiás.

O piloto Nelson Piquet, da equipe Williams, torna-se o tricampeão mundial de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio do Japão.

Aos 84 anos, morre de insuficiência respiratória o maior poeta brasileiro de seu tempo, Carlos Drummond de Andrade.

Economia

O índice Down Jones sofre a maior queda de sua história em um único dia: 22,6%. 

Política

Luiz Inácio Lula da Silva é lançado candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores.

O Ministro da Fazenda Dilson Funaro decreta a moratória unilateral da dívida externa brasileira.

Lançado o Plano Bresser (plano econômico brasileiro), pelo Ministério da Fazenda do Governo Sarney, em mais uma tentativa de conter a inflação brasileira.

Cultura
Brasília é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Tecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) criou o “Programa de Formação de Recursos Humanos nas Áreas Estratégicas”, visando à formação de pesquisadores e técnicos qualificados em Biotecnologia, Informática, Mecânica de Precisão, Novos Materiais e Química Fina
Os aparelhos da época eram Fitas cassete, toca discos, Walkman

 Cultura
Brasília é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Tecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) criou o “Programa de Formação de Recursos Humanos nas Áreas Estratégicas”, visando à formação de pesquisadores e técnicos qualificados em Biotecnologia, Informática, Mecânica de Precisão, Novos Materiais e Química Fina
Os aparelhos da época eram Fitas cassete, toca discos, Walkman.

 Na Comunicação
Surgem os modelos de TV estéreo. A Rede Manchete fez a primeira transmissão experimental.
A internet nasceu em 1969 nos EUA. Só em 1987, é que a internet deixou de estar restrita ao ambiente cientifico e passou a ser liberalizada para uso comercial nos EUA.

 Na Publicidade

CAMPANHAS VEICULADAS EM 1987

Valisère (Primeiro Sutiã)
Considerada uma das mais famosas criações da propaganda brasileira, o comercial da Valisère eternizou o bordão - O Primeiro Sutiã a Gente Nunca Esquece. A produção, criada em 1987.
“O filme foi um sucesso estrondoso. Foi o primeiro a possuir uma ‘pegada’ mais afetiva, um artifício que acabou marcando a publicidade brasileira”, se orgulha, sem medo de exagerar, o criador da propaganda, o publicitário, Washington Olivetto, sócio da W/Brasil.


Valisère (Primeiro Sutiã)








Prestobarba da Gillette - 1987 
Ele deu origem ao bordão: "a primeira faz tcham a segunda faz tchum...". Veiculado na TV Globo no intervalo do Globo de Ouro, em 1987.
 

 


 
 1988
 NO MUNDO
Ocorreram as Olimpíadas de Seul a Rússia, na época União Soviética, foi o país que levou o maior número de medalhas, inclusive as de Ouro. O Brasil levou apenas uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

9 de Agosto falece Ramón Valdez (Seu Madruga do Seriado Chaves) e 30 Junho falece Chacrinha.

  


Maurice Allais é contemplado pelo prêmio Nobel da Economia, dedicou-se à teoria da decisão e à política monetária e publicou uma centena de livros.

No dia 28 de novembro a exibição do filme A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, provocou muita polêmica. O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil distribuiu panfletos contra a exibição na frente do Cine Palace Itália, em Curitiba.

·         Ano da primeira conquista de Senna na F1.




Política

Inicio da formação do MERCOSUL, e no dia 22 de Setembro a nova constituição brasileira é aprovada.

O líder sindical seringalista, Chico Mendes, é assassinado a tiros na porta de sua casa, no Acre. 

Tecnologia

A internet chega ao Brasil mas restrita, somente em 1994, foi liberada ao publico em geral com os primeiros provedores.

Comunicação
É criado um capítulo na constituição para a comunicação social, chamada de ‘Ordem Social’ no final de 1988. Foi um meio de resposta de mais de 20 anos da censura no Brasil, sepultando-a e assim dando liberdade à comunicação em nosso país.

Na publicidade e propaganda

 
 • O filme “Hitler” ganhou vários prêmios de propaganda, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Cannes. Resultado da parceria da W/Brasil e o jornal Folha. 

Com a popularidade de Senna em sua primeira vitória, a Marlboro, patrocinadora dos carros McLaren MP4/4, Ayrton é contratado para protagonizar a propagandas do cigarro.

Criado por Gary Gilmore da agência Wieden+Kenndy (hoje W+K), o que fez com que seus negócios em tênis crescerem de 18% para 43% de 88 à 98.



1989
  

No Mundo
No dia 23 de janeiro de 1989, Salvador Dalí, considerado o pintor mais importante do movimento surrealista e um dos artistas de maior destaque do século XX, morre na torre de seu próprio museu em Figueres, na Catalunha.

 O ano que mudou o mundo
O momento culminante foi a queda do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, que Meyer assistiu do lado leste da fronteira, e se juntou aos alemães que dançavam no alto do Muro da Vergonha.









Proclamação da República

A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, por meio de um golpe liderado pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, que acabou com o regime monárquico no Brasil sem disparar um único tiro.

O Brasil realizara recentemente eleições diretas para presidente em 1989, garantia que havia sido tomada ao cidadão brasileiro pelo regime militar, sendo que o último pleito direto, isto é, com a participação do povo. 

Na comunicação
Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia.


 
NA PUBLICIDADE E PROPAGANDA



14º Anuário
Tipo:
jornal
Titulo: Eles vão ter que passar Guerra nas Estrelas todos os dias.
Redator: Nizan Guanaes
Direção de arte: Jarbas Agnelli
Direção de criação: Washington Olivetto
agência: W/GGK
















 1991
 

No mundo
O bloco comunista da União soviética é oficialmente dissolvido.

Na musica

Começava a tocar nas rádios a musica Smells like teen spirit

Lançamento do Black Álbum do Metallica

No Brasil

Airton Senna ganha a corrida no braço com o carro dando problemas, o mecânico não sabia, mas o que fazer. E No final da corrida ele segura o carro.
 
Na Política
Em primeiro de fevereiro são eleitas as primeiras senadoras mulheres do Pais Junia Marise e Marluce Pinto.

Na economia
A inflação chegava a 80% fazendo com que as mercadorias nos supermercado fossem constantemente mudadas.
  
Na comunicação
O mundo acompanha com diferença de minutos a primeira transmissão mundial via satélite na TV.

Na publicidade e propaganda
Fica permitido o uso de Publicidade em ônibus através da lei Nº 6.659 em 10 de outubro.












1 comentários:

Unknown disse...

o saite e legal mas tem algumas coisas que gemte nao deveria saber

Postar um comentário